Beneficios da Previdência Privada

Beneficios da Previdência Privada

Hoje, vou falar sobre como a previdência privada pode ajudar a pagar menos Imposto de Renda. Mas antes de falar sobre esse benefício específico da previdência privada, vou pontuar outras três vantagens de ter esse tipo de investimento em sua carteira.

Vantagem número um: sucessão patrimonial. A previdência privada tem essa importante vantagem em relação a outros investimentos. Caso o titular da previdência venha a falecer, o dinheiro não passará por um inventário. Ele será disponibilizado diretamente para os beneficiários dessa previdência. Isso é fundamental, pois quem já passou por um inventário na família sabe o quão desanimado é. E ter o dinheiro da previdência disponível rapidamente para o familiar é uma grande ajuda.

Vantagem número dois: portabilidade. Caso você tenha feito uma previdência privada e não esteja satisfeito com o resultado, é possível fazer uma portabilidade para outro plano sem nenhum custo. Você pode mudar para outro plano de sua instituição ou mesmo mudar para outra instituição com planos melhores. Inclusive, o BTG Pactual tem diversos planos de previdência privada para você. É importante ressaltar que só é possível realizar a portabilidade entre planos da mesma categoria. Você também pode fazer a portabilidade de um plano com a tabela progressiva para um de tabela regressiva, mas não o inverso.

Vantagem número três: menor alíquota no Imposto de Renda

Existe uma tabela progressiva e uma tabela regressiva do Imposto de Renda. Se você está fazendo a previdência privada pensando no longo prazo, talvez a tabela regressiva seja mais interessante. Isso porque, após 10 anos de aplicação, você atingirá a alíquota mínima do Imposto de Renda, que é de 10%. Se compararmos com a tabela regressiva dos investimentos de renda fixa, a alíquota mínima é atingida após 720 dias de aplicação e é de 15% sobre o rendimento. Ou seja, essa é outra vantagem da previdência privada.

Agora, chegamos ao ponto principal, o quarto benefício: pague menos Imposto de Renda. Para quem opta pelo plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e faz a declaração completa do Imposto de Renda, é possível abater até 12% da renda bruta no cálculo tributável. Isso significa que, se a sua renda foi de 100 mil reais, você consegue abater e pagar Imposto de Renda somente sobre 88 mil reais. Isso é possível caso tenha contribuído com 12 mil reais ao longo do ano na previdência privada no PGBL.

Fique de olho, pois essa é uma excelente estratégia para reduzir a sua declaração de Imposto de Renda. E lembre-se que você tem até o final de dezembro para investir nesse plano de previdência.

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *