Ações das Lojas Marisa é um bom Investimento?
Você deve estar se perguntando, é hora de comprar ações da Marisa? Vamos conhecer agora um pouco da história da empresa. Tudo começou em 1948, quando Bernardo Goldfarbi abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, a Marisa Bolsas, e aos poucos foi conquistando o público feminino.
Em 1950, com o objetivo de ampliar os negócios, foi criada uma ponta de estoque, conhecida como Marisa Malhas. Em seguida, a empresa passou a utilizar o nome de Marisa para todas as suas lojas, com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço atrativo.
A partir de 1952, a empresa iniciou sua expansão por todo o território nacional, abrindo novas lojas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, sendo que em 1984 a Marisa já estava presente em todas as regiões do país. Durante a década de 90, acompanhando as tendências do mercado de varejo, a empresa inaugurou sua primeira loja em shopping center.
Já em 1999, foi o marco importante na história da Marisa, adotando um novo modelo de loja, oferecendo, além da moda feminina, moda masculina e infantil. Ainda em 1999, foi criado o Cartão Marisa, com o objetivo de oferecer crédito facilitado aos consumidores em suas lojas.
Marisa pioneira no setor de comércio do varejo de moda
Ela também foi pioneira no setor de comércio do varejo de moda com a criação da Marisa Virtual. Ou seja conseguindo assim atender o público das cidades em que não possuíam lojas físicas.
Em 2006, com o intuito de expandir o segmento de produtos e serviços financeiros e também sua base de clientes. A Marisa iniciou as atividades da Sax, uma instituição financeira com o objetivo de oferecer crédito pessoal para os consumidores selecionados do Cartão Marisa. Em 2007, a Marisa realizou seu IPO na Bolsa de Valores brasileira e conquistou aproximadamente 450 milhões de reais. O que possibilitou, entre os anos de 2009 a 2013, a realização de seu segundo plano de expansão.
Ainda assim, é importante considerar que o setor de varejo é bastante competitivo e sensível a fatores externos. Como a economia do país e mudanças nas tendências de consumo. Além disso, a Marisa ainda está em processo de atendimento e pode enfrentar desafios nesse sentido.
No entanto, apesar dos riscos, a Marisa vem apresentando resultados positivos nos últimos trimestres, com aumento nas vendas online e redução das despesas operacionais. Além disso, a empresa tem um histórico de adaptação às mudanças no mercado. Como a expansão para o segmento masculino e infantil, e o lançamento da plataforma em Bank.
Em resumo, a decisão de investir ou não em ações da Marisa deve ser tomada com base em uma análise dos riscos e oportunidades. Claro levando em conta os objetivos e perfil de investimento de cada pessoa. É sempre recomendável consultar um especialista em investimentos antes de tomar qualquer decisão.