Como sair das DÍVIDAS sem SUFOCO em 5 PASSOS
Hoje você vai descobrir como organizar o seu orçamento pra sair das dívidas sem sufoco. Vou te mostrar que é possível organizar suas finanças sem stress. Então, se você tem as dívidas batendo na sua porta e também precisa de um help financeiro, vou te ajudar.
Uma das dúvidas que eu mais que aparecem é: Como me organizar para pagar as contas, e as dívidas? Se você está com dívidas, eu sei o quanto isso pode ser angustiante. O primeiro passo é manter a calma. Sim você precisa de calma para traçar o seu plano de ação.
O segundo passo é o raio-x do seu orçamento. Você precisa acompanhar suas receitas e as suas despesas por pelo menos 30 dias para entender o seu padrão de consumo. Será que dá para cortar algum gasto? Uma assinatura de revista que muitas vezes você nem lê a tarifa da conta bancária?
Existem hoje diversas contas digitais sem mensalidade nenhuma, anuidade de cartão de crédito. Hoje tem muitos cartões de crédito livre de anuidade para você. Liga para a sua operadora de internet e vai renegociar o plano do seu celular e da sua internet.
Trocar os pontos acumulados no seu cartão ou nos próprios programas de pontos por dinheiro! Não esqueça disso. Se você conseguiu economizar algo 100/50 reais vá anotando no seu caderno pra você não esquecer.
Terceiro passo é a renda extra
Como o objetivo não é que você corte gastos essenciais e nem gastos com seu estilo de vida. Fazer renda extra deve estar no seu radar. Já pensou sobre dar aulas particulares, fazer algum doce ou salgado para vender, revender produtos, passear com os dogs?
Existem diversas alternativas que podem somar com o valor que você vai juntar todos os meses para quitar suas dívidas. Vamos supor que de renda extra você consiga fazer 300 reais no mês. Não é nada irreal, concorda?
Anota no seu caderno. Um quarto passo é definir qual dívida pagar primeiro. Sim, não dá para você sortear boletos. Existe uma ordem a ser seguida. Primeiro, contas essenciais como energia, água. Segundo bens em financiamento. Terceiro, as contas de cartão, e empréstimos bancários e quarto vem contas de TV a cabo, por exemplo.
Vamos supor que sua dívida seja apenas com o cartão de crédito e com um empréstimo pessoal. Nesse caso, é necessário fazer um levantamento de qual o CET dessas pendências, ou seja, o Custo Efetivo Total
de cada uma dessas dívidas, que engloba a taxa de juros mais encargos a que tiver um CET maior
é a que vai crescer primeiro. Então é ela que você vai atacar.
Como sair das DÍVIDAS sem SUFOCO
Bom chegamos no quinto e último passo, o plano de ação. Qual valor mês você consegue destinar para
o pagamento das suas contas atrasadas? 400 reais? Muita calma nessa hora, porque se você ainda não formou sua reserva de emergência, você precisa dividir esse valor mensal metade pra reserva, metade para dívida.
Se você usar todo o valor para pagar suas contas atrasadas e de repente aconteceu o imprevisto na sua vida, de onde você vai tirar dinheiro, não é mesmo? É bem provável que você se endivide novamente.
Logo, existem alternativas para o seu plano. Uma delas é buscar o credor e tentar uma renegociação. Veja quais são as condições que ele vai propor para você. Uma outra alternativa é buscar um crédito com taxas mais baixas, como o empréstimo com garantia.
E a última alternativa é uma renegociação durante os feirões limpa nome. Caso você esteja negativado, ou seja, com o nome sujo.