DEBÊNTURES é o Investimento Mais Rentável da RENDA FIXA?
Hoje você vai aprender tudo que precisa saber sobre as Debêntures. Afinal as debêntures são os investimentos mais rentáveis da renda fixa? As Debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas e funciona como empréstimo feito para que as companhias elas consigam realizar os seus investimentos.
Importante falar que as debêntures são títulos de médio a longo prazo então não coloque o dinheiro da sua reserva de emergência em debêntures.
Geralmente elas oferecem sim uma rentabilidade mais atrativa do que os investimentos tradicionais da renda fixa como CDB, LCI, LCA, títulos do tesouro direto porque elas têm sim um risco maior. Lembre-se quanto maior o retorno oferecido maior também é o risco que você vai estar correndo.
Ao investir no tesouro direto você empresta o dinheiro para quem? Para o governo e sim esse é o investimento mais seguro da nossa economia. Ao investir em um CDB, um LCI, uma LCA você tem a cobertura do FGC que é o fundo garantidor de créditos ou seja se essa instituição decretar falência meu amigo você está segurado em até 250 mil reais por CPF por instituição. O que te dá uma segurança extra.
DEBÊNTURES, O investimento MAIS RENTÁVEL da RENDA FIXA?
Agora o investir nas Debêntures você não tem a cobertura do FGC ou seja o risco é maior visto que depende inteiramente da empresa que você emprestou o dinheiro. Vale lembrar que elas são emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou de capital fechado. Mas o público só tem acesso aos títulos emitidos pelas de capital aberto. Devidamente registrados na comissão de valores mobiliários a CVM.
O tipo de rendimento, as taxas, o vencimento, o investimento mínimo e as garantias variam conforme a empresa. Então você precisa pesquisar todas essas questões com bastante atenção antes de ir lá e fazer a aplicação.
Essas informações elas constam na escritura de emissão que pode definir até onde serão investidos os recursos captados com essas debêntures. Nela também são descritos todos os detalhes do título, como a possibilidade de conversão em ações, participação nos lucros da empresa, tipos de garantias oferecidas e etc.
Debêntures Incentivadas
Existem alguns tipos de debêntures mas sem dúvidas as mais faladas são as debêntures incentivadas. Porque como o próprio nome diz elas recebem um incentivo do governo por investir em projetos de infraestrutura para melhorar nosso país.
Logo elas são isentas da cobrança do Imposto de Renda, uma beleza para o investidor justamente para incentivar o investidor emprestar dinheiro para essas empresas. Em relação ao rendimento das debêntures elas podem ser pré-fixadas, pós-fixadas, híbridas e algumas debêntures elas podem pagar cupom de juros no vencimento do título e outras semestralmente.
Veja Também: LCI, LCA ou CDB qual rende mais?
Mas afinal qual rende mais um título do Tesouro ou uma debênture?
Neste último caso o investidor vai receber o juros todos os meses e o valor principal vai continuar lá aplicado. Mas afinal qual rende mais um título do Tesouro ou uma debênture, onde investiu meu dinheiro? O tesouro IPCA 2029 estava pagando uma taxa de juros de 5,25% ao ano. Lembrando que o tesouro IPCA tem a cobrança do Imposto de Renda.
Já o tesouro IPCA 2035 estava pagando uma taxa de 5,36% ao ano. Agora vamos dar uma olhada em umas debêntures, por exemplo a da Telecom S.A. Olha a taxa oferecida IPCA + 9,53% ao ano. Enquanto o tesouro IPCA 2035 estava oferecendo 5,36% ao ano mais a variação do IPCA.
Está debenture está oferecendo 9,53%. E o melhor é uma debenture incentivada, isenta da cobrança de Imposto de Renda. Nós temos um outro exemplo de debênture que é a da Eletrobrás, que também é uma debênture incentivada e é IPCA + 5,47%. Então sim está pagando mais do que o tesouro direto.
Então é importante prestar bastante atenção, você pode sim ter debenture na sua carteira de renda fixa, só não tenha toda a sua carteira de renda fixa em debenture. Isso porque o risco é bem maior. Se sua carteira de renda fixa é uma carteira 60/70% do seu patrimônio tenha então uma porcentagem 5%, 10% em debêntures. Mas saiba escolher uma boa debenture tá bom.