Dicas para Pagar as Dividas Ganhando Pouco

Dicas para Pagar as Dividas Ganhando Pouco

Uma frase que eu sempre repito e acho que você já ouviu também é “não se resolve o problema de dinheiro com mais dinheiro”. Mas como assim? Eu ganho muito pouco, ganho uma miséria. Como é que eu vou resolver o meu problema de dívidas mesmo ganhando pouco?

Calma, que eu vou explicar direitinho pra você como você deve pagar as suas dívidas, independente se você ganha muito ou pouco.

Vamos lá. O problema da sua dívida não está no ganho, não está em quanto você ganha. Eu vou dar um exemplo muito simples, existem pessoas que têm um bom salário, mas estão endividadas. Outro exemplo que não está ligado ao ganho: por exemplo, você pega pessoas que ganharam na loteria, pegas pessoas que são jogadores de futebol e ganham um belo salário, pessoas que foram artistas famosos e hoje vivem na miséria e cheios de dívidas.

Então é por isso que eu falo que o problema não está no dinheiro, está no comportamento. E talvez essa informação não tenha chegado até vocês porque se você pegar o seu histórico ou histórico da sua família, com certeza são atitudes lá de trás que você vem ganhando e sem mudar essa atitude,

Então, resolver o problema das dívidas com inteligência, principalmente inteligência financeira, é uma questão delicada. Então, preste muita atenção aqui que eu vou falar essas dicas para você.

Faça uma lista com as Dividas

A primeira dica que eu te falo é fazer uma listinha das dívidas. Como assim? Você vai fazer essa lista e vou dar um exemplo. Vai pegar uma dívida de 10 mil reais que você tem, outra de 3 mil e outra de mil reais. Vai fazer uma tabela e colocar a dívida.

Você vai criar algumas colunas: na primeira coluna, vai colocar o que acontece se você não pagar essa dívida, o que acontece, se perde o carro, até a casa, vai ficar com o nome sujo, coloca isso aí.

Depois, na outra coluna, você vai pegar o contrato dessa dívida e ver os juros, que é o fluxo do dinheiro. Isso vai fazer toda a diferença na nossa organização, porque você poupa dinheiro pagando a divida que é maior ou aquela aqui que pode causar dano para você.

Se comprometa em Pagar as Dívidas

Então, vamos para a segunda dica. A segunda dica é de extrema importância: é muito importante o comprometimento. Você coloca uma data para resolver.

A data fará com que sua mente trabalhe para resolver esse problema, e isso resolverá para que as próximas dividas sejam mais fáceis de absorver, mais fáceis de se comprometer. Talvez até hoje você não tenha se comprometido o suficiente. Infelizmente, essa é a verdade. Eu quero que você faça agora esse comprometimento. Coloque uma data, mas não coloque uma data daqui a cinco anos ou daqui a uma semana, seja razoável.

O indicado é que você coloca uma data entre dez semanas e 30 semanas. Como assim? Sim, essa é a média que as pessoas costumam resolver os problemas financeiros delas. Então coloque a data nessa sua listinha.

Aprenda a administrar seu Dinheiro

A terceira dica é uma das tops, e pouca gente faz. Parece simples, que é administrar o pouco do dinheiro que você ganha. Você deve estar pensando, mas eu ganhou muito pouco, ganho uma mixaria. Mal dá para minhas despesas básicas.

Não tem problema administra esse pouco. Então, a primeira coisa é você aceita seu padrão de vida e aceitar um estilo de vida que seja compatível com o que você ganha. Por exemplo, existem pessoas que também ganham um pouco e compraram um iPhone X, que se iludem por ser parcelado.

Mas essa parcela não entra em nenhum dos orçamentos. Se você ganha pouco, ela pode comprometer até 30% do seu ganho. Então, se você administra bem, saberá tomar as decisões corretas para não aumentar seu orçamento. É muito inteligente ter inteligência financeira.

Siga esses passos

Então, é muito fácil: você anota suas despesas, mas começa a fazer um controle básico com algumas planilhas. Então, é muito importante que você baixe esta planilha e comece a fazer esse controle.

Mesmo que seja um pouco, se você consegue administrar muito bem, por exemplo, dois mil reais, você vai conseguir administrar um milhão. Então, do mesmo jeito que você cuida de dois mil reais, pode cuidar de um milhão.

Pessoas que têm um milhão ou tinham um milhão ficaram endividadas. Não é o quanto você ganha, mas sim a maneira como você trata o dinheiro. Ganhar é importante, sim. Vamos falar um pouquinho desse ganho e até um desafio para você. Se você ganha em torno de 5 mil reais, ou 3 mil, ou fala três mil reais, você faz uma boa economia. Você consegue economizar, por exemplo, 600 reais. Já é 20% de três mil reais.

Então, isso é muito importante. Então guarde esses 600 reais que podem ser utilizados para você negociar, pagar umas dívidas ou antecipar parcelas. Vai depender da estratégia que você vai traçar.

Então, é muito importante você fazer essa administração, seja através da planilha ou de outro jeito. Então administre o pouco que você ganha isso sim é muito importante.

Faça uma Renda Extra

Legal, a quarta dica: se você ganha muito pouco, há uma maneira de melhorar essa situação em ganhar mais dinheiro, fazer uma extra ou mesmo se essas dívidas esta mesmo te incomodando e você quer pagar, comece a vender algumas coisas que você tem em casa.

Mas venda começando pelas coisas que não fazem mais sentido para você, pode ser que tenha um computador velho, uma TV velha, uma máquina fotográfica, sei lá. Venda em sites como o Mercado Livre, isso vai te ajudar a resolver os problemas da dívida, porque isso é dinheiro que entra.

A outra maneira é ter uma renda extra. Eu sei que você trabalha e está com o tempo ocupado, mas existem coisas que você pode fazer no meio tempo, se você quer mesmo. Lembre-se do comprometimento, isso vai fazer você pensar em algumas coisas.

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *