Diferença Entre FORTUNA e RIQUEZA
Uma informação um tanto quanto diferente e desconhecida vamos dizer assim, são pesquisas que muitos já fizeram no Google tipo essa. Quem ganha 10 mil por mês é rico? ou essa “Quem ganha 30 mil por mês é rico? Mas será que alguém que pesquisa algo desse tipo sabe a real diferença entre fortuna e riqueza? Será que é o que a pessoa ganha mensalmente que determina a riqueza dela, e a fortuna onde entra nessa história?
Bom é exatamente disso que vou falar hoje, então se caso você parasse de trabalhar agora quanto tempo viveria apenas com dinheiro que você tem nesse exato momento? É essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, principalmente para grande parte dos brasileiros que dependem do salário que vão receber no próximo mês.
Mas essa pergunta é mais complexa do que você imagina, pois não depende apenas do quanto de dinheiro você tem, mesmo esse sendo um fator determinante, mas também existem outros fatores como por exemplo o seu padrão de vida e também o seu grau de inteligência financeira de investir o dinheiro da forma certa.
Diferenças Fortuna e Riqueza
Vou usar exemplos bem extremos para ilustrar bem essa ideia. Vamos lá, imagine duas pessoas comuns que tinham um padrão de vida de classe média o Henrique e o Leonardo mais que receberam grandes heranças.
Henrique recebeu um milhão de reais e Leonardo recebeu cinco milhões de reais. São quantias bastante generosas e eu tô usando exemplo assim justamente para ficar bem claro de visualizar tudo isso.
Então os valores mostrados condizem com a fortuna de cada um deles o Henrique com um milhão e o Leonardo com cinco milhões. Com todo esse dinheiro na conta tanto Henrique quanto o Leonardo já tinha uma vontade de parar de trabalhar. Com aquele pensamento de, com esse dinheiro consigo viver para o resto da vida.
Henrique x Leonardo
Porém o Henrique como nunca tinha visto tanto dinheiro assim na vida foi atrás de entender mais sobre como administrar esse dinheiro da forma correta, estudando sobre o investimentos e educação financeira. Assim ele aplicou seu dinheiro em investimentos diversificados visando uma carteira de investimentos conservadora. Então como ele estava aplicando em investimentos conservadores rendia 0,5% ao mês ou seja 5.000 por mês.
É claro que em investimentos mais arrojados o rendimento pode ser bem maior, porém estou usando um exemplo bem baixo só para usar de exemplo. Sabendo disso ele ajustou seu padrão de vida para que ele gastasse no máximo cinco mil por mês assim conseguiria viver dos rendimentos dos seus investimentos.
Enquanto Leonardo que tinha 5 milhões de reais não fez mais do que deixar uma parte do dinheiro na poupança e como não tinha educação financeira pensava: “são 5 milhões de reais não vai acabar nunca”
Então resgatava uma parte do dinheiro da poupança sempre que queria fazer alguma festa, viagem, comprar um carro e tudo mais. Ou seja mantinha um padrão de vida elevado totalmente diferente do padrão de vida adotado pela Henrique.
Quanto tempo Henrique e Leonardo viveriam apenas com dinheiro que receberam de herança?
Bom eu não sei ao certo quanto tempo Leonardo viveria com padrão de vida elevado desse jeito, porém eu diria que alguns anos apenas. Agora o Henrique sim, conseguiria viver com seus rendimentos mensais sem muitos luxos, porém conseguiria viver e viver com liberdade de escolha e flexibilidade de tempo. Pois tinha o dinheiro rendendo mensalmente.
Lembrando que esse foi um exemplo fictício de dois opostos extremos para ilustrar bem essa ideia de Fortuna e riqueza. Isso porque às vezes a pessoa tem uma grande fortuna, porém é exatamente o pensamento de “eu tô rico, esse dinheiro nunca vai acabar” que faz ela perder todo esse dinheiro pouco a pouco.
Isso é tão verdade que já aconteceu com diversos ganhadores de Loteria pelo mundo afora, que receberam milhões e perderam tudo com o passar dos anos.
Fortuna é Algo escondido, é o dinheiro que Ninguém vê
No livro A Psicologia Financeira o autor Morgan Housel diz bastante sobre a questão da diferença entre Fortuna e riqueza. É claro que nesse assunto vamos bem longe em diversas discussões, porém de acordo com o livro a fortuna é algo escondido algo que não conseguimos ver. Ou seja é a conta bancária, é o dinheiro investido, ou melhor é o patrimônio em dinheiro que alguém tem.
Já riqueza é o que vemos, por exemplo carros de luxo, mansões, viagens e etc. E olha que interessante nós sempre julgamos a fortuna dos outros pelo que vemos no Instagram por exemplo, porém a fortuna de fato não é nem um pouco algo perceptível. Um exemplo real disso é o Barsi o maior investidor pessoa física do Brasil.
Que já era bilionário mas nem sua própria filha adolescente sabia, pois tinha uma vida confortável, porém sem diversos artigos de luxo.
Mas agora alguém que tem um carrão, mesmo que financiado em diversas parcelas de vários anos pode sim ter riqueza, pois se está com carro provavelmente tem dinheiro para pagar as parcelas. Mas é aí que tá não sabemos a verdadeira fortuna dele. Pode ser uma fortuna até mesmo menor do que alguém que anda de carro popular por exemplo.
Será que Fortuna e Riqueza tem mesmo diferença?
Bom você pode estar até pensando que essa questão de fortuna e riqueza não existe e o que determina o quanto de dinheiro alguém tem é quanto recebe por mês. Porém as próprias nomenclaturas de Milionário e bilionário por exemplo são colocadas de acordo com a fortuna da pessoa de acordo com patrimônio.
Ou seja se a fortuna ultrapassa um milhão é considerado milionário, então sim essa diferença pode não ser tão conhecida mas ela existe. Pois sempre que vemos uma mansão já vemos que a pessoa é rica, pois consegue manter aquele padrão de vida. Porém não temos nem ideia do quanto tempo ela pode manter que eles gastos mensais elevados.
Carro de luxo é sinônimo Riqueza ou Fortuna?
Pois veja só alguém que tem mansão e carros de luxo pode ser uma pessoa que tem uma fortuna enorme que consegue viver num ótimo padrão de vida sem muita preocupação. Pois só os rendimento que recebe por ter o dinheiro investido já sustenta o padrão de vida.
Agora também pode ser algum empresário por exemplo, que vive no limite do padrão de vida gastando toda sua alta renda mensalmente com uma baixa fortuna comparado ao exemplo anterior.
Entende que não tem como saber exatamente o que acontece nós só vemos carros de luxo e mansões nada além disso. Porque se um empresário bem-sucedido que lucra centenas de milhares de reais mensalmente vive um padrão de vida de ostentação gastando toda sua grana, ele não vai acumular nenhuma fortuna.
Ele pode até ter riqueza, de ter uma alta renda que lhe possibilite obter artigos de luxo por exemplo. Porém não tem fortuna, entende a ideia?
Mas agora trazendo esse conceito para realidade da maioria dos brasileiros que trabalham mensalmente para receber uma renda limitada, cada economia que fizer por mês a fim de investir esse dinheiro para fazer ele trabalhar para você, no acumulado dos anos constituirá em um bom patrimônio. Ou seja a fortuna exemplificada aqui no artigo.
A Psicologia Financeira
É como diz no livro A Psicologia Financeira, cada pedacinho de economia é como pegar um momento do futuro que seria de outra pessoa e devolvê-lo a si mesmo. E o objetivo não é acumular dinheiro por acumular e sim ter um bom patrimônio futuramente que gere rendimentos trazendo o maior conforto e opção de escolha.
Ou seja aposentadoria financeira e claro que também vai depender de quanto tempo você vai continuar investindo mensalmente e também do quanto você vai investir. Porque se você investir por exemplo mil reais por mês em cerca de 23 anos você consegue chegar no primeiro milhão.
E esse é um cálculo considerando um retorno de 10% ao ano. Por isso é interessante além de poupar uma parcela para investir, também focar em aumentar o quanto você ganha mensamente. Focando em ter uma renda maior que te possibilite investir mais mensalmente.