É hora de comprar ações da Taurus?
A história da Taurus Armas começou em 1939 antes do início da segunda guerra mundial. Quando então o presidente Getúlio Vargas incentivou a indústria metalúrgica a iniciar a produção de armas e produtos voltados para a guerra.
Nasceu então na época Forja Taurus no Rio Grande do Sul composta por um grupo de empresários que a princípio fundou uma pequena fábrica de ferramentas e logo começaram a projetar a sua própria arma.
Em 1942 a empresa lançou os seus primeiros revólveres e em 1950 foi marcada pela construção de uma nova fábrica inaugurada em Porto Alegre para atender a demanda que vinha crescendo fortemente.
Nos anos 60 e 70 foi a vez da construção da terceira fábrica para dar conta de todos os pedidos e nessa mesma época a Taurus começou a sua expansão Internacional e começou a exportar os seus produtos principalmente para os Estados Unidos.
Em 1981 inaugurou a Taurus em Miami início da história da marca da empresa nos Estados Unidos. A empresa foi crescendo mas a qualidade dos produtos começaram a entrar em questionamento pelo mercado consumidor. Isso quando vários relatos de disparos acidentais começaram a acontecer.
Foi em 2014 que a Forjas Taurus viveu a sua maior crise e quase faliu. Mas em 2015 a empresa passou a ser controlada pela CBC Companhia Brasileira de Cartuchos que é considerada uma das maiores corporações de munição no mundo levando a Taurus para um outro patamar.
Transformou então radicalmente a velha Taurus com moderno mix de armas desenvolvidas a partir de 2017.
Reestruturação da Taurus
A empresa passou por uma importante reestruturação desde então com propósito de focar em seu principal negócio a produção e venda de armas com mais qualidade. Com a intenção de melhorar os seus indicadores financeiros.
Inclusive vale ressaltar que a empresa tinha um longo histórico de prejuízos antes da reestruturação. Indicadores financeiros bem deteriorados.
A reestruturação foi marcada com base em um tripé estratégico com foco em rentabilidade sustentável, melhora na qualidade dos produtos e melhora dos indicadores financeiros e operacionais.
E também pela alteração do nome da empresa que mudou de Forjas Taurus para Taurus Armas desde então.
Desde 2019 a empresa vem se recuperando com três fábricas no Brasil, uma fábrica nos Estados Unidos, inclusive vale mencionar que a sede nos Estados Unidos que até então era em Miami mudou no final de 2019 para um novo centro de fabricação com mais de 18 mil metros quadrados no sul da Geórgia. Com o objetivo de atender a crescente demanda.
E além disso a empresa ainda possui uma fábrica na Índia fruto de uma recente Joyventure feita com uma importante empresa indiana.
A Taurus possui um completo portfólio de produtos compostos por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas. Atendendo aos mercados civil, militar e policial no Brasil em mais de 100 países.
Líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo produzindo mais de 2 milhões de armas por ano a Taurus é a marca mais importada pelo mercado norte-americano.
Vale a pena Investir na Taurus Armas?
Agora vamos conhecer alguns riscos ao investir em Taurus. A Taurus é a quarta marca de armas mais vendida e a mais importada nos Estados Unidos. Além dos americanos absorverem mais de 80% das vendas atuais da unidade brasileira.
Nos nove primeiros meses de 2022 a demanda no mercado do norte americano representou cerca de 64% da receita operacional líquida referente a armas e acessórios da Taurus. Portanto a concentração das vendas com a maior parte da receita vindo do mercado norte-americano deixa a empresa em um alto grau de Exposição nos Estados Unidos .
Por isso eventuais limitações impedimentos legais para comercialização de armas outros fatores que possam diminuir a demanda americana pode influenciar fortemente nos resultados da empresa.
Agora vamos conhecer alguns indicadores fundamentalistas da Taurus. Para uma carteira previdenciária pensando em viver no longo prazo é importante entender se a empresa possui consistência no seu pagamento de dividendos.
Então observando os dividendos de médio prazo da Taurus dos últimos cinco anos embora a empresa tenha encerrado o ano de 2022 com dividendos de 13% foi algo pontual.
Porque analisando os anos anteriores não há consistência no pagamento de dividendos. Então dividendo zero para Taurus.
Já o PL que é o preço lucro por ação nos mostrem quanto tempo se a empresa distribuisse todo seu lucro líquido aos seus acionistas eles teriam o seu dinheiro de volta.
Como podemos observar o PL da Taurus atualmente está em quatro vezes então PL primeiro ponto para Taurus.
Indicador de Eficiência Taurus
O indicador de eficiência que eu gosto bastante de olhar é a margem líquida que nos mostra a cada 100 reais que entra na empresa quanto resta no seu lucro líquido. Lembrando que não podemos avaliar uma empresa somente por um único indicador, mas empresas com a margem líquida acima de 10% são interessante.
Como podemos observar a margem líquida da empresa está em 23% então aqui vai o segundo ponto para Taurus.
Agora vamos para o indicador de endividamento da Taurus. O indicador dívida líquida nos mostra a quanto tempo a empresa conseguirá pagar todas as suas dívidas utilizando apenas o seu caixa operacional.
Empresas que apresentam esse indicador em até três vezes consideramos com endividamento saudável. Como podemos observar o indicador dívida líquida da Taurus está em 0,2 vezes o que é considerável bem saudável. Portanto divida liquida para liquidar terceiro ponto para Taurus.
Já o ROI nos mostra a rentabilidade que a empresa está conseguindo utilizando o dinheiro do acionista. A cada 100 reais investido pelo acionista quantos por cento a empresa consegue em forma de lucro líquido.
Uma empresa lucrativa apresenta o ROI acima de 10%. O roi da Taurus está em 55% o que é muito positivo. Então aqui vai quatro pontos para Taurus.