Economia Brasileira Registra Aumento em 2023

Economia Brasileira Registra Aumento em 2023

Produto Interno Bruto (PIB), que é o principal termômetro da economia brasileira, teve o maior crescimento para o primeiro trimestre desde 2010. Olha só, em que resultado o aumento foi de 1,9% nos primeiros três meses de 2023. O valor foi de 2 trilhões e 600 milhões de reais. O destaque foi para a agropecuária, que registrou um crescimento de 21,6%. Esse é o melhor resultado para o período desde 1996. Segundo o IBGE, em comparação com 2022, o aumento foi de 4%.

São dados realmente impressionantes. Eu estava dando uma olhadinha aqui em relação à agropecuária, soja. A previsão é que tenha alta de 7%, é de 2022 para 2023. O milho também, alta de 8,1%. Abaixo de boa já avançou 3%, de aves 6,4%, aproveitando essa coisa da gripe aviária que já está atingindo vários países, a doença complicada.

Podemos dizer que o setor agropecuário brasileiro está atento a essas mudanças e se adapta rapidamente?

Na verdade, a gente teve realmente esse forte crescimento no primeiro trimestre, muito impulsionado principalmente pela soja, que é o nosso principal produto agrícola e tem a característica de ser a maior parte da colheita da soja no primeiro trimestre.

Então, esse forte crescimento que a gente viveu agora, né, a agropecuária cresceu 21,6%, é obviamente um número bom, mas isso não deve se manter ao longo do ano. Então, já pensando nessas questões que você discutiu sobre as mudanças que podem estar relacionadas, esse é o ano da agropecuária.

Isso daí já está bem dado, que ela vai dar o ritmo dela à economia, mas realmente o primeiro trimestre, como ele veio, não deve mais se repetir. Mas o fato é o seguinte, a gente viu que existe essa questão da sazonalidade, mas o agronegócio brasileiro, mais uma vez, fazendo a diferença.

Veja Também: Crie um orçamento para Controlar suas Finanças

Soja Principal Produto Agrícola

A soja, nosso principal produto agrícola, é a maior parte da colheita no primeiro trimestre. Então, agora ela deve acontecer ao longo do ano, mas não na mesma magnitude. Então, a agropecuária vai ditar o ritmo do ano, mas esse crescimento do primeiro trimestre não deve se repetir no restante do ano.

Quando falamos que o PIB cresceu é uma boa notícia, todo mundo quer que o país realmente se desenvolva, mas veja que coisa curiosa, nesse primeiro trimestre ele foi muito bem, mas não correspondeu à quantidade de geração de emprego.

Estamos com 8,5 milhões de pessoas desempregadas, milhões de pessoas estão procurando trabalho. Agora, crescendo o PIB, não era para crescer também a oferta de emprego? Essa é uma boa pergunta, porque a gente tem crescido muito influenciado pela agropecuária, mas ela emprega pouco em comparação a outros setores.

A maior parte do desemprego é gerada no setor de serviços, embora a gente tenha visto um crescimento também nesse primeiro trimestre, ele vem desacelerando. No ano passado, o setor de serviços foi o motor da economia e ajudou muito na questão do emprego. Esse ano, qual é a perspectiva? A economia voltada mais para a gente. Inclusive, nessa questão do mercado de trabalho, tem a questão da indústria, que apresentou um recuo.

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *