Investimento de baixo risco para iniciante

Investimento de baixo risco para iniciante

Para um iniciante que busca um investimento de baixo risco, uma opção mais recomendada é um investimento em renda fixa. Como por exemplo, o Tesouro Direto, CDBs ou Fundos DI. Além disso, esses investimentos possuem um risco baixo e previsibilidade de retorno, sendo uma opção segura para quem está começando a investir.

É importante lembrar que o retorno pode ser menor do que em investimentos de maior risco. Mas o objetivo é preservar o patrimônio e criar hábitos de investimento saudáveis. Antes de investir, é importante estudar e entender os diferentes tipos de investimentos disponíveis e buscar orientação de um profissional especializado.

Entenda o que é Tesouro Direto

Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 (antiga BM&FBovespa), que permite que pessoas físicas invistam em títulos públicos por meio da internet. De forma segura e acessível.

Ao investir no Tesouro Direto, o investidor empresta dinheiro ao governo federal e recebe juros em troca. Os títulos públicos disponíveis no programa possuem diferentes prazos de vencimento, formas de remuneração e graus de risco. O que permite ao investidor escolher o título mais adequado ao seu perfil e objetivos.

Os títulos públicos do Tesouro Direto são considerados investimentos de renda fixa. Com baixo risco, boa liquidez e oferecem rendimentos superiores às aplicações em poupança e em outros investimentos de baixo risco. Para investir, basta ter uma conta em uma corretora de valores e escolher o título mais adequado ao seu perfil de investidor. É importante lembrar que, como qualquer investimento, o Tesouro Direto também envolve riscos e custos. E é fundamental estudar e entender as características de cada título antes de investir.

O que são CDBs?

CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são títulos emitidos pelos bancos para captar recursos financeiros junto aos investidores. Então ao investir em um CDB, o investidor empresta dinheiro ao banco em troca de uma remuneração pré-determinada. Que pode ser fixa ou variável e é definida no momento da contratação do título.

Os CDBs são considerados investimentos em fixa, pois possuem regras bem garantidas de remuneração e prazo de resgate. Ou seja oferecendo ao investidor previsibilidade de retorno e baixo risco. Então eles podem ser uma boa opção para quem busca um investimento de médio prazo com boa rentabilidade. Mas desde que avaliaram os custos e riscos envolvidos e escolhidos com cuidado e de acordo com o perfil e objetivos do investidor.

Fundos DI o que são?

Os Fundos DI (ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI) são fundos de investimento que buscam acompanhar a variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é uma taxa de juros muito próxima à taxa Selic.

Eles investem principalmente em títulos públicos, títulos privados de baixo risco, como CDBs e LCIs, e em depósitos interfinanceiros (DI), buscando oferecer uma rentabilidade próxima à variação do CDI, que é utilizado como benchmark para esse tipo de fundo.

Os Fundos DI são considerados investimentos de renda fixa, com baixo risco, boa liquidez e indicados para investidores que buscam diversificar a carteira. Contudo, certamente obter um retorno maior que o da poupança, mas sem se expor a investimentos de maior risco. Mas é importante avaliar as taxas de administração e outros custos envolvidos na aplicação, para que a rentabilidade do fundo não seja comprometida.

Relacionados:

4 Ideias de Negócios

CDB, LCI ou  LCA

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *