Investimentos para Iniciantes
Primeiro passo é se pagar primeiro. Antes de investir precisa ter dinheiro. Muita gente usa a desculpa de que não sobra dinheiro para investir. A melhor forma de mudar isso é mudando a forma como administra suas finanças.
Ao invés de investir o que sobrar no mês você vai primeiro separar uma parte para investir e viver com o que sobra um padrão abaixo. E deve organizar seu orçamento para saber quanto pode se pagar primeiro todo mês. Não é separar 50% do salário para investir e não ter dinheiro para pagar as contas.
Separa a parte que pode do salário e manda para a conta da corretora. Essa é a grande virada de chave para quem tem dificuldade de guardar dinheiro, se pagar primeiro e definir seu objetivo para o dinheiro. Segundo passo é abrir conta em corretora de valores. Os bancos tradicionais oferecem somente produtos deles mesmos.
Banco A só tem CDB do banco A e etc. Os clientes não têm muita escolha e os bancos pagam rentabilidades baixas. Já as corretoras ou bancos de investimento como o BTG oferecem produtos de diversas instituições e são intermediadores que distribuem produtos no mercado. Então você vai poder escolher entre CDBs de dezenas de bancos pequenos e médios. São uma série de produtos para você.
Terceiro passo é não pagar tarifas bancárias.
Você ainda paga TED e mensalidade de conta corrente? Vou puxar sua orelha. Depois de abrir conta na corretora terá que fazer uma transferência do dinheiro do seu banco para a corretora. Você perde dinheiro se ainda paga por TED o que pode impactar sua rentabilidade.
Exemplo, se quer transferir 100 reais para investir no BTG e paga 10 reais por TED, você perde 10 reais para investir. Com a taxa selic hoje em 2% ao ano investimentos em renda fixa vão render próximo a isso. Isso significa que você vai demorar 5 anos para recuperar o que pagou pelo TED sem ter precisado
pagar por isso.
Hoje existe banco digital onde você pode deixar seu dinheiro e transferir para a corretora gratuitamente. Tem o BTG+ que é a conta digital mais cartão de crédito onde você não paga mensalidade nem transferência. E agora também existe o PIX. Próximo passo é formar sua reserva de emergência que é um montante que deve ter para cobrir de 6 a 12 vezes seu custo de vida mensal.
A finalidade é garantir sua segurança caso aconteça algum imprevisto na sua vida como perder emprego, acidente, doença, bens quebrados, etc. Muita coisa pode acontecer e você precisa estar preparado financeiramente para superar sem se endividar ou ter que pedir empréstimos com juros altos.
Reserva de Emergencia não é Investimentos
Essa reserva deve ser investida em local seguro e com liquidez diária. Precisa de rentabilidade previsível e estar disponível quando você precisar. Reserva é para segurança e não para alavancar capital e um produto adequado para isso é um CDB de liquidez diária que pague pelo menos 100% do CDI. Mas antes pesquisa sobre a saúde financeira da instituição.
Outro investimento bom é o tesouro selic que é um dos títulos do tesouro direto. Tem vídeo na playlist tesouro direto para você assistir e entender. Próximo passo é definir seus objetivos porque os investimentos são só um meio para realizar seus sonhos.
Muita gente investe sem objetivo e não alcança nada. Dinheiro sem destino é recurso perdido. Para te ajudar a definir seus objetivos é listar as coisas que você gostaria de realizar em curto, médio e longo prazo. Tem investimentos adequados para cada prazo. Não vai investir dinheiro de curto prazo em investimento de longo prazo. Por isso precisa ter essa clareza. Comece a planejar escrevendo os objetivos
de curto prazo, até 1 ano, médio prazo, até 5 anos, e longo prazo, acima disso.
Isso vai ajudar a escolher onde investir e evitar que você cometa erros. O sexto passo é descobrir seu perfil de investidor. Ao abrir conta na corretora você responde um questionário chamado análise de perfil e vai responder perguntas sobre sua renda, experiência em investimentos, idade, etc.
Perfil de Investidor
No final a corretora vai dizer o seu perfil e você terá ideia dos investimentos mais adequados para investir. São 3 perfis, conservador, moderado e sofisticado. O investidor conservador prioriza a segurança e não quer correr riscos. Prefere ver seu patrimônio crescer devagar e sem surpresas. Já o moderado prioriza segurança, mas tolera maior grau de risco.
A palavra-chave é equilíbrio. O investidor sofisticado busca altos retornos, tomando riscos sem sentir problemas com quedas na carteira. Não existe um perfil melhor que o outro. Cada pessoa tem suas particularidades e fase de vida específicas.
Esse é um blog de finanças e investimentos e falamos sobre gastar menos, poupar e investir. Mas é fundamental ter equilíbrio entre consumir no presente e poupar para o futuro. Viver o presente gastando tudo que ganha é um comportamento ruim que vai te levar ao endividamento.
O outro extremo também é ruim, que é você pegar todo seu dinheiro e investir e não usufruir no presente. Desse jeito você não aproveita o hoje e não tem equilíbrio. Por isso tenha uma parcela para consumir hoje e separe outra parcela para o futuro vivendo um padrão abaixo e investindo nos seus sonhos. Quais desses pontos você vai colocar em prática agora?