NOVO título do TESOURO DIRETO: Renda Mais
No dia 30 de janeiro foi lançado um novo título do tesouro direto com foco na aposentadoria. O nome do titulo é Renda Mais.
Então hoje você verá aqui se vale ou não a pena investir nesse título. Vale lembrar que para você conseguir comprar um título do tesouro direto você precisa de um agente de Custódia. Ou seja de um intermediador entre a plataforma do tesouro direto e você que nesse caso é uma corretora ou um Banco de Investimentos.
Bom deixa eu explicar como é que funciona essa novidade no tesouro direto. O tesouro Renda Mais é um título do tipo NTNB ou tesouro IPCA+ como é chamado no tesouro direto.
São papéis que garantem ao investidor uma taxa de juros mais a variação da inflação no período medida pelo IPCA o índice de preço ao consumido amplo o principal índice de inflação do nosso país.
O objetivo desse título é o investidor escolher uma data de aposentadoria e garantir um salário complementar por 20 anos.
Esse valor recebido durante esses 20 anos vai ser mensalmente corrigido pela inflação garantindo assim o poder de compra.
E como os títulos do tesouro direto são acessíveis o Renda Mais também vai ser. Será possível adquirir o titulo a partir de 30 reais.
O investidor escolherá uma entre as oito datas disponíveis para começar a receber sua renda extra. Os anos são 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060, 2065. Mas é importante falar que os títulos o tesouro direto eles têm a cobrança da taxa de custódia da B3 de 0,2% ao ano para guardar os seus títulos no seu CPF.
Vale lembrar que o tesouro SELIC tem a isenção da taxa de custódia para valores depositados de até 10 mil reais.
Como vai funcionar o tesouro Renda Mais?
O título Renda Mais para quem carregar o título até o vencimento não vai ter taxa de custódia da B3 não é uma maravilha?
Mas calma que sempre tem uma observação né mesmo? Se o seu limite mensal de renda não ultrapassar seis salários mínimos. Se ultrapassar tem cobrança de taxa. Ou seja se você exceder esse valor de seis salários mínimos a taxa de custódia cobrada será de 0,1% ao ano sobre o valor excedente.
Então o pagamento da taxa de custódia vai acontecer apenas se você vender antecipadamente ou caso você receba mais do que esses seis salários mínimos no seu fluxo mensal no futuro.
No caso da venda antecipada há uma taxa decrescente para o investidor. Ou seja se você vender antes dos 10 anos a taxa é de 0,50% ao ano. Se vender dentro de 10 anos ou 20 anos taxa de 0,20% ao ano. Agora acima de 20 anos 0,10% ao ano, no vencimento taxa zero.
Já em relação a tributação muda alguma coisa não muda nada? Bom a tributação é a tabela regressiva da renda fixa que começa com 22,5% depois vai para 20%, depois 17,5% chegando na taxa mínima de 15% acima de 720 dias de aplicação. Vale lembrar que essa alíquota do Imposto é sobre o rendimento.
E para vender o título tem alguma diferença?
Sim tem, o que muda é que diferente dos demais títulos do tesouro direto você não poderá vender o tesouro Renda Mais nos primeiros 60 dias. Ou seja, sim tem período de carência. Coisa que não existe nos outros títulos, porém passado esse período você pode se desfazer do Renda Mais assim como você pode se desfazer dos demais títulos do tesouro direto.
Vale lembrar que se você vender ele vai ser comprado pelo preço de mercado que significa dizer que você pode vender e sair no prejuízo ou que você pode vender e sair no lucro. Então só coloca seu dinheiro nesse título se puder levar até o vencimento.
Mas a pergunta que não quer calar é vale a pena eu adquirir esse titulo? Pois bem esse é um titulo que é preciso saber o que esta fazendo. Eu já fico um pouco preocupada com títulos tão longos porque você está emprestando dinheiro para o governo. E se a gente não sabe como estarão as contas públicas daqui a 2 anos imagina daqui a 20, 40 anos. É muita água para passar embaixo dessa ponte né mesmo!
Eu estou dizendo para você não ter títulos atrelados a inflação na sua carteira? Não é isso que estou falando. A diversificação é importantíssima quando a gente pensa em montar uma carteira para longo prazo.
Diversifique seus Investimentos
O que é muito importante fazer é evitar colocar todo seu dinheiro mensal de investimento somente nesse título.
Então em uma carteira diversificada nós temos investimentos atrelados a taxa de juros, temos investimentos para nos proteger da inflação ou seja atrelado ao IPCA como por exemplo os títulos públicos. E temos também títulos privados, temos os pré-fixados, temos ações, temos fundos imobiliários.
Inclusive se você quiser se proteger do nosso país a gente tem que fazer investimentos no exterior. Então não coloque todos os ovos na mesma cesta.