Vale a pena INVESTIR na RENDA FIXA em 2023?

Vale a pena INVESTIR na RENDA FIXA em 2023?

A pergunta que não quer calar, renda fixa continua valendo a pena em 2023? Bom vou te responder agora mesmo. Me lembro muito bem quando a taxa SELIC estava em 2% ao ano diferente de hoje que está em 13,75% ao ano e o pessoal investidor ou pouco instruído falar que a renda fixa tinha morrido.

Mas a verdade é que ela está mais viva do que nunca neste exato momento. Entenda uma coisa a renda fixa nunca vai sair de moda.

E por que que eu digo isso vou explicar. Bom por que que a renda fixa nunca vai sair de moda? Porque a sua reserva de emergência que é o valor que você tem que ter guardado para possíveis imprevistos que venham acontecer na sua vida. E o ideal é ter de 6 a 12 vezes o seu custo de vida mensal deve ser aplicada aonde? Investimentos conservadores e com liquidez diária e quando eu falo investimento conservador é na renda variável? Não, é na renda fixa.

E falando de investimentos para reserva de emergência quais são os mais interessantes? Tesouro SELIC que é um dos títulos do tesouro direto menos volátil. E no caso é o único indicado para sua reserva de emergência.

CDB de liquidez diária que te paga pelo menos 100% do CDI. Lembrando que no BTG tem CDB acima de 100% e lá também tem um fundo SELIC simples que é um fundo taxa zero que só tem títulos do Tesouro SELIC que também é interessante para sua reserva de emergência.

Então ta você deve estar pensando, mas e os outros investimentos de renda fixa? Porque renda fixa é para curto e Médio prazo. Ou seja tem objetivo para daqui um ano, dois anos, três anos, quatro anos, cinco anos é na renda fixa não!

Cuidado com a renda variavel para Reserva de emergencia

Mas por que que eu não posso ir correndo para renda variável onde eu vou ganhar mais dinheiro e melhorar minha reserva de emergência? Então porque renda variável como o nome ja diz, varia tanto para cima quanto para baixo.

Tem muita gente que esquece dessa variação e aí acontece uma emergência na sua vida você precisa resgatar o dinheiro e pode acabar saindo no prejuízo. Ou seja a gente não quer que isso aconteça não é mesmo.

Agora voltando aqui para o curto e médio prazo onde investir no curto e médio prazo. Bom falando para 2023 pensando em uma carteira de curto a médio prazo a gente tem LCI, LCA, CDBs, LCs que são aqueles investimentos mais conservadores porque tem a cobertura do FGC o fundo garantidor de créditos.

Além desses investimentos a gente também tem os títulos públicos que têm o vencimento que se encaixa com seu objetivo. E temos aqueles investimentos um pouco mais arriscados dentro da própria renda. Então cabe você olhar a sua carteira, olhar os seus objetivos e buscar alternativas mais interessantes.

Qual melhor Investimento? Renda fixa ou Renda Variavel?

Porque não existe o melhor investimento, o que existe são investimentos que são mais adequados ao seu perfil de investidor, a sua fase de vida e aos seus objetivos.

Então olhar para os seus objetivos e a partir dai começar a escolher os investimentos mais interessantes. Eu particularmente prefiro correr mais risco na renda variável em ações e FIIs do que pegar renda fixa para títulos mais arriscados que não tem a cobertura do FGC.

Então se é para correr riscos eu prefiro ir lá para variável onde eu vou conseguir ganhar mais e a minha carteira de renda fixa fica super segura. Afinal 50% da minha carteira tá na renda fixa e 50% na renda variável, ainda quero aumentar um pouco mais de renda variável.

Renda fixa para mim é segurança eu quero os títulos mais seguros então título público, crédito privado com cobertura do FGC. Então acredito que você entendeu que para 2023 a renda fixa continua mais viva do que nunca.

Afinal tá pagando aí 13,75% até o momento. Tudo bem que de acordo com o relatório Focus a tendência é a taxa SELIC diminuir até o final do ano.

Vai diminuir muito? Não! Mas já vai dar uma diminuída e para os próximos anos também, vamos começar a pegar um ciclo de baixa da taxa SELIC e aí o negócio começa a ficar melhor ainda em ações, fundos imobiliários. Por que geralmente quando a taxa SELIC cai a bolsa sobe então se prepare para aproveitar essas oportunidades.

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *