Vale a pena Investir nos Estados Unidos?

Vale a pena Investir nos Estados Unidos?

Hoje vamos falar de investimentos na bolsa americana nos Estados Unidos. Essa semana tivemos a super quarta com reuniões das autoridades monetárias do Brasil e EUA, onde subiram os juros. No Brasil a Selic subiu para 12,75% e nos EUA subiu de 0,75 a 1% ao ano.

Depois de bater 4,62 algumas semanas atrás o dólar começou a subir acima de 5 reais. Isso influencia seus investimentos e direi como aproveitar essa oportunidade. Os juros nos EUA subiram 0.5 pontos, que é muito para a economia americana, e vem como resposta ao aumento da inflação que vem subindo em vários países.

Nos EUA a inflação é historicamente muito menor que no Brasil. Mas com esse aumento muita coisa muda na economia mundial porque o dólar é a principal moeda mundial que tem mais atratividade agora com
títulos públicos pagando taxas maiores.

Por isso devemos observar uma valorização do dólar em relação ao real nesses meses. Quanto mais a taxa de juros americana aumentar, mais os títulos públicos pagam e mais capital estrangeiro deve imigrar para os EUA.

E com maior demanda do dólar o preço da moeda aumenta. O Banco Central prevê o dólar fechando em 5,50 em 2022. No final de 2021 ele foi cotado a 5,75 e podemos considerar o dólar ainda baixo. A bolsa americana está mais barata com as quedas de 13% desde o começo do ano. Então você pode aproveitar a valorização que deve vir agora.

Dólar vai continuar Subindo? Vale a pena Investir nos Estados Unidos?

Ninguém sabe quanto ou quando o dólar vai subir no futuro, mas podemos ter uma ideia através dos dados. Tem um conceito chamado teoria da paridade do poder de compra da moeda, que diz que a diferença de câmbio entre duas moedas reflete a diferença da inflação entre elas no longo prazo. A inflação do real é 4 vezes maior que a do dólar.

Então seu dinheiro em real perde valor 4 vezes mais rápido do que em dólar. Nesse gráfico vemos a inflação do real e dólar durante os anos. A tendência é que o dólar continue aumentando em relação ao real por conta da inflação.

Foi o que aconteceu nos últimos anos como mostra o gráfico a seguir. Nos últimos 2 anos o dólar valorizou
23% em relação ao real. Em 5 anos, 55%. E em 10 anos, 158%. Por isso digo com segurança que o dólar continuará subindo em relação ao real. Certamente daqui há 10 anos é mais provável o dólar estar 10 reais do que volte a custar 4 reais.

Comenta aqui seu palpite do dólar no final do ano. Vamos analisar a performance do S&P, o principal índice da bolsa de Nova York com as maiores 500 empresas dos EUA, que serve como parâmetro do mercado. Nos últimos 2 anos a bolsa americana valorizou 40%. Em 5 anos, 72%. E em 10 anos, 194%, quase triplicou.

No gráfico mostra que no longo prazo a única direção da bolsa americana é para cima. Comparando títulos públicos e ouro, as ações das empresas americanas ficam na frente com retorno acima da inflação. Por isso é uma oportunidade única com o dólar baixo e a bolsa barata.

seudinheirocerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *